Saturday, 7 July 2012

Dicas para uma alimentação saudável

Hello gorgeous, hoje trago-vos algumas dicas de alimentação, que eu sigo há algum tempo e que me fazem sentir muito bem e super saudável.


Algumas de vocês já se devem ter apercebido de que eu sou vegetariana, não faço parte de nenhuma "seita" e sei que desde sempre que o homem come animais e que os vestigios de criação de gado para a alimentação datam desde há milhares de anos atrás, mas sou contra as condições de vida completamente desumanas em que os animais de criação vivem e as mortes horriveis que sofrem, muitas vezes são esfolados e depenados (no caso das aves) vivos.
Pensei que ia ser dificil deixar de comer carne porque sempre fui viciada em hamburgers e difes mas já estou no ponto, tal como diz a Ellen Degeneres: "I would rather eat cardboard than eat animals ever again" (prefiro comer cartão do que voltar a comer animais)


E existem duas razões para tal:
1º Adoro animais e nao os consigo comer!! Imaginem-se  a comer os vossos cães/gatos/piriquitos?? É impensável certo? Pois é essa a sensação que eu tenho em relação a comer qualquer animal!
2º desde que deixei de comer animais que me sinto com mais energia, fiquei com uma pele/cabelos perfeitos, barriga inchada, retenção de liquidos, celulite: ALL GONE


E isto deve-se ao facto de os animais serem alimentados com rações cheias de hormonas que favorecem o seu crescimento mas estragam a qualidade da carne, ou seja, todas essas coisas que eles comem passam para o nosso organismo quando os comemos.
As carnes vermelhas são as principais causadoras dos problemas de pele e da prisão de ventre, têm muitas toxinas presentes na hemoglobina, como a pele serve entre outras coisas para nos libertar das toxinas internas, ganhamos aquele aspecto baço e temos sempre os poros obstruidos.
Os problemas da prisão de ventre devem-se ao facto das toxinas ficarem anos e anos alojadas nos intestinos dificultando a sua função principal: evacuação.


Carnes
No inicio os meus amigos pensavam que isto era apenas uma mania para emagrecer e ouvi tantas vezes: mas um bifinho de aves grelhado só faz é bem! Isto é tudo menos verdade!!
Tenho a sorte de morar numa quinta e a minha familia sempre fez criação de animais para comer, e sei que um frango demora entre 4 a 5 meses até ter o tamanho certo para poder ser consumido. Num aviário um frango que demore mais de 4 semanas a crescer já está a dar prejuizo e é abatido. Isto não pode ser natural e a carne não pode ser saudável. Estes frango levam com tantas hormonas e crescem de tal maneira rápido que os seus ossos não conseguem acompanhar o crescimento do resto do corpo e eles caem, e passam estas 4 miseras semanas sempre deitados sem se conseguirem mexer a comer do chão, pois a comida é-lhes atirada ao chão e a agua pulverizada para cima deles, so para os manter humidos e para não desidratarem. 


Uma boa maneira de colmatar a falta de proteinas presentes na carne são as leguminosas:


Leguminosas --> Fontes de proteina
Eu sempre adorei fazer desporto, já fui federada em duas modalidades, embora actualmente apenas faça treino de ginásio.
A primeira coisa que me disseram foi que não iria ter força para treinar porque ia deixar de comer proteinas. -- Isso é completamente errado!!!! Além de consumir imensa proteina, são proteinas de qualidade. Estou a falar das leguminosas. Algumas leguminosas contêm um valor proteico mais elevado do que a carne como é o exemplo das ervilhas e lentilhas.
Algumas leguminosas:
- Ervilhas
- Feijão
- Grão-de-bico
- Favas
- Soja
- Lentilhas

Mito do Leite
Bem para explicar porque é que o leite nos faz mal vou colocar aqui a tradução de uns passos de um artigo que saiu revista Doctormag, este artigo refere-se a um estudo sobre o leite efectuado em Harvard:

"O hábito de consumir leite de vaca, está relacionado com a falta de ferro nas crianças; Uma boa parte da população mundial, é vítima de cãibras, diarreias e também de múltiplas formas de alergias; E há a forte possibilidade de que seja um factor determinante na origem de arteriosclerose e ataques de coração. 
Em muitos lugares do mundo e especialmente no este da Azia, África, América do Sul o leite de vaca é considerado inadequado para o consumo de adultos.
Em 1965 a Escola de Medicina de Johns Hopkins levou a cabo um estudo e descobriram que 15% dos pacientes de raça branca e uns 75% de raça negra não toleram o consumo de leite devido á lactose. A partir de então, iniciaram-se estudos a nível Mundial e actualmente sabemos que essas percentagens, são muito maiores. Normalmente o ser humano perde a actividade da lactose no intestino delgado entre a idade de um ano e meio e quatro anos. Este é um acontecimento totalmente normal no processo de maturidade tanto de homens como de outros mamíferos. 
A natureza, não nos oferece alimentos que contenham lactose, como o leite, depois do período do desmame.
Quando convertemos o leite em Iogurte, muita da lactose é convertida em glucose ou galactose. De uma forma parecida, quando o queijo curado, muita da lactose se converte em simples açúcar. É por isto que estes produtos são tolerados por pessoas que não toleram o leite.
Os problemas Gastrointestinais, podem ser sintomas da intolerância á lactose. 
Apesar de um litro de leite de vaca conter 1.200 miligramas de cálcio, o cálcio não é absorvido pois o leite de vaca contem muito fósforo e este elemento interfere na absorção do cálcio.
O leite de uma vaca, por muito sadia que seja, sempre está infectado com bactérias fecais que se depositam no úbere e nas mamas. "

O artigo é muito extenso mas já ficam com uma ideia geral, o ser humano deixa de estar preparado para receber leite no organismo quando deixa de ser amamentado, pois deixamos de produzir a lactase uma enzima fulcral na assimilação da lactose. 
Não sei se alguma vez pensaram mas o ser humano é o unico animal que bebe leite depois de ter dentes e que bebe leite de outros animais. 
Dá realmete que pensar :)
As grandes empresas de produção de leite sabem destas coisas e para combater isso e favorecer ainda mais o consumo de leite inventaram leites com cálcio adicionado, que como já vimos é inutil por este conter ferro que impede a absorção do calcio.
Se por acaso nao bebem muito leite não se preocupem pois nao vão ficar com osteoporose quando forem mais velhinhas :p muito pelo contrário. 
Algumas alternativas muito deliciosas e com calcio "absorvivel" são as bebidas de soja, amendoa, arroz, aveia que além de cálcio também têm uma grande quantidade de sais minerais e proteinas. 

Para as meninas que costumam ter muitas borbulhinhas e problemas de intestinos desafio-vos a trocarem o leite de vaca pelo de soja durante uma semana e vão notar a diferença :)

Alimentos muito processados
A minha máxima de alimentação é: não comer nada que a minha tetravó não pudesse identificar. 
Isto inclui como é obvio tudo o que é processado. Antes de comprar qualquer coisa olho sempre para os ingredientes e nao compro nada com ingredientes que nao consigo identificar. 
Algumas vez olharam para os ingredientes de uma simples gelatina? Acreditem tem tudo menos gelatina.

Eu sei que isto parece um bocado maniaco mas esta é a unica maneira de eu saber exactamente aquilo que ponho no organismo. 

Cereais
Deiam sempre preferencia aos cereais não refinados, ou seja integrais. 
Alguma vez pararam um bocadinho para pensar de que cor nasce por exemplo o trigo de que provém a farinha para o pão e as massas?? Não nasce branco!! Para ficar branco passa por processos de refinação onde levam com jactos de amoniaco para ficarem brancos. 

Frutas e Legumes
Em relação ás frutas e legumes pouco há a dizer que nao se saiba já. 
Devem ser consumidos diariamente, cerca de 5 porções diárias pois dao-nos todos os minerais, vitaminas, proteinas que precisamos para termos um corpo saudavel. 

Quando eu vivia em New York era facilimo comer frutas e legumes ao longo do dia pois todos os delis (pronto-a-comer) vendiam caixinhas com cenoura e tomate cherry entre outros legumes e imensas frutas já cortadas e prontas a consumir. Em portugal se nao levarmos de casa só nos podemos contentar com bolos :(

Prefiram sempre frutas e legumes da época,pois contêm menos hormonas de crescimento e menos fertilizantes.
Por exemplo já repararam que os morangos em Novembro são enormes e por dentro é só agua sem sabor nenhum, e que a partir da primavera são mais pequenos mas mais saborosos?? Isso é porque o morango é uma fruta de primavera e os que se vendem a partir de Novembro são de estufa e cheios de fertilizantes para os fazer crescer em condições climatéricas "anormais".

O mesmo acontece com as frutas tropicais (bananas, mangas, papaia, kiwi, etc) normalmente são apanhadas muito verdes e para chegarem até nos ainda verdes e com aquele tamanho todo, é porque são geneticamente modificadas para crescer tanto. O processo de amadurecimento da fruta só se dá na árvore, normalmente compramos a fruta verde e deixamos amadurecer na fruteira, na fruteira a fruta não amadorece vai apodrecendo lentamente, por isso é que fica mais mole, o facto de ficar mais doce é por ser modificada, se repararem passada uma semana já está podre. 
Tenho árvores de fruto em casa e por exemplo as pêras, que são apanhadas em Setembro, duram até mais ou menos Novembro mesmo fora do frio, basta estarem num ambiente seco e serem apanhadas na altura certa, nem verdes nem maduras, isso acontece porque as minhas frutas são completamente biológicas e o unico fertilizante que usamos é o estrume de ovelha, coelho e galinha (que são os animais que temos).




Frutos secos
Devem ser consumidos também diariamente pois dão-nos gorduras nao saturadas issenciais para o nosso organismo.
Experimentem come-los como snack a meio da manha, vão ter muito mais energia do que se comerem uma barrinha energética ou bolachas.


Sementes
São altamente nutritivas, pois é de lá que nascem as plantas e posteriormente as arvores de fruto.
Podem comer todas as sementes que quiserem (maça, pera etc)
Normalmente quando como a fruta como sempre as sementes, atenção nao confundir sementes com caroços.
Costumo comprar também no celeiro sementes de papoila, dão um sabor optimo aos iogurtes, bolos, saladas e são altamente nutricionais.
As sementes de linhaça são optimas para o funcionamento dos intestinos por serem ricas em fibra.




Ainda tenho muita coisa para dizer mas vou depois dizendo aos poucos.


Encorajo as minhas queridas seguidoras a serem vegetarianas uma vez por semana e no dia a seguir me digam como se sentiram :)


Espero que gostem deste post e que vos deixe com um bichinho para se tornarem mais saudaveis. :)


Beijinhos
V
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4 comments

  1. Replies
    1. Ainda bem, espero que te ajude nessa tua missão :) Beijinhos

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  2. Finalmente encontro alguém que se rege alimentarmente pelas mesmas 'regras' que eu. Só é pena as pessoas não acreditarem nisto e continuarem a beber leite da vaquinha e carne vermelha.

    Se todos mudassem um pouco a alimentação seriamos uma população muito mais saudável.
    Parabéns pelo post!! :)

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    Replies
    1. Pois a alimentação das pessoas em geral não é a melhor :/

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