01 02 03 Vanessa Sofia: A beleza pelas plantas - Parte I - ROSTO 04 05 15 16 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 31 32 33

A beleza pelas plantas - Parte I - ROSTO

34
A história da fitoterapia desenvolveu-se ao longo de todas as histórias e percorreu um grande caminho, desde as primeiras receitas inventadas durante a época da VI dinastia egipcia até aos nossos dias.


No entanto, como se verificou ao longo de todos estes milénios, essa evolução aconteceu (e acontece) numa mesma direcção, sem se assistir a mudanças radicais.

Só nos ultimos dois séculos, os conhecimentos se fora aprofundando no sentido de conhecer a evolução da medicina estética que utiliza os produtos naturais.

Também desde esta altura, tem-se tentado identificar e isolar componentes activos das plantas medicinais, tal como qual o "segredo" da sua positiva acção no corpo humano.

A utilização de plantas pode ser muito util e eficaz para resolver variados problemas de saude, assim como para se efectuar determinados tratamentos de beleza.

Assim como essencias, polpas, extractos, batidos e óleos, são matérias primas indispensáveis da indústria cosmética, também nos os podemos usar em casa para o nosso beneficio.

De seguida vou vos dizer quais as plantas que poderão usar para resolver determinados problemas da pele do vosso rosto :)

Para peles oleosas
- Aplicação local de polpa e sumo de qualquer um destes frutos: damasco, laranja, cereja, morango ou framboesa.(sob a forma de máscara)
- Para diminuir a oleosidade aconselha-se também a ingestão matinal de um copo de decocção de urtigas- 30 folhas para um litro de água (e isto resulta mesmo!!)
- Água destilada de alecrim e de salva (usar como tónico facial).
- Loções á base de alfazema e mangerona.
- Contra os poros dilatados utilize sumo de limão e decocções de banana.

Para peles secas
- Aplicar emplastros com compressas embebidas em sumo de malva e em mucilagens de zaragatos e de sementes de marmelo.
- Uso externo de decocções de raizes de malvaisco;f olhas de malva; flores de verbena; polpa de cabaça cozida e polpa de banana.
- Infusoes de flores de tilia.

Para peles avermelhadas
- Infusões de camomila.
- Sumo de polpa de beringela e o de pepino.
- Infusão de pétalas de papoila vermelha.
- Óleo de hipercão.
- Suco (um liquido absorvido da terra pelas raizes dos vegetais que é, posteriormente, transformado em seiva) de alface e as decocções de flores de espinheira.

Para as rugas
- Óleo de abacate, de hipercão e as sementes de trigo e de milho.
- Aplicação de polpa de cenoura cozida e a casca de laranja fervida (deixe-a ferver até que adquira uma consistência cremosa).
- Utilizar como máscara a polpa de caqui, de rosa silvestre, de papaia ou de manga.

Para os olhos
- Para aumentar a beleza dos olhos são boas as infusões de flor-de-lis, de eufrásia ou de folhas de anémona. - A água de rosas é também muito indicada, assim como a de camomila, de mil-em-rama e de flor de laranjeira.


Espero que tenham gostado e que estas mezinhas vos sejam tão uteis como são para mim, que uso muito os trquezinhos para a pele oleosa. 

Daqui a uns dias volto a fazer mais um post sobre plantas desta vez para ajudar com o nosso corpinho (para ajudar a emagrecer, desintoxicar, fazer bem a disgestão, etc :)

Beijinhos
Nexinha
35 36 37 38