01 02 03 Vanessa Sofia: Alimentos Com Propriedades Medicinais 04 05 15 16 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 31 32 33

Alimentos Com Propriedades Medicinais

34
Dado que recebo imensos emails e mensagens com perguntas sobre a minha alimentação, sou Vegetariana, decidi fazer alguns posts sobre a mesma. Eu faço uma alimentação á base de plantas e evito ao máximo o maior número de alimentos processados e refinados possível. Não estou a fazer nenhuma dieta maluca, levo simplesmente um estilo de vida saudável e consciente. 
O post de hoje é sobre alimentos que têm propriedades medicinais e que nos podem ajudar a sentir melhor.


* Os legumes de raiz, os tubérculos, a fruta fresca, os frutos oleaginosos, as sementes e os cereais têm um elevado teor de potássio e reduzido teor de sódio. Pensa-se que os alimentos ricos em potássio podem ajudar a combater a hipertensão arterial e a proteger o organismo de acidentes vasculares cerebrais. 

* O alho e as cebolas contêm substâncias que ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, da diabetes, de infecções e do cancro. O alho tem um efeito anticoagulante  sobre o sangue, pois pensa-se que diminui o risco de formação de coagulos. As cebolas - vermelhas, brancas e as chalotas - são ricas em quercetina, um poderoso agente antioxidante e abticancerígeno, pensa-se que aliviam a bronquite e a asma. 

* Os tomates e os legumes de folha verde-escura têm um elevado teor de carotenóides, que são essenciais na prevenção da formação de cataratas nos olhos. 


* As amêndoas, as avelãs e os pistácios (sem sal ou açúcar adicionado) - embora sejam ricas em gordura - ajudam a prevenir as doenças coronárias porque, na realidade, baixam os níveis de colesterol no sangue. As nozes e as sementes de girassol são ricos em Vitamina E são ótimos para a pele. 

* Os bróculos, contêm elevado teor de agentes anti-cancerígenos, entre os quais o betacaroteno, os carotenóides, a quercetina, indóis, vitamina C, folato, crómio, cálcio e fibra de pectato de cálcio (que ajuda a reduzir o colesterol no sangue).

* Para aumentar a capacidade intelectual, ingira boro: os alimentos ricos neste oligoelemento incluem os frutos olieaginosos, leguminosas e a fruta, em espacial a maçã, a pera, o pêssego e as uvas, assim como os legumes de folha verde-escura. 

* O licopeno, o pigmento da fruta e dos legumes vermelhos (em especial dos tomates e dos morangos), ajuda a prevenir as perturbações pancreáticas. 

* Para perder peso, é melhor beber um sumo de fruta fresca com 100 calorias do que um refrigerante com 0 calorias. Tudo indica que a frutose - os açucares da fruta -, que existe nos sumos de fruta, satisfaz e suprime o apetite; para além disso, todo o tipo de alimentos que se deseja comer depois de beber um sumo de fruta engordam menos!

* Para lutar contra a osteoporose, é não só necessário cálcio, como também manganês. A melhor fonte de manganês é o ananás! 

* Uma só castanha-do-brasil por dia faz com que não tenham que se preocupar com a ingestão de selênio. O Selênio desempenha um papel de proteção contra a toxicidade dos metais pesados, como o mercúrio, o chumbo e o cádmio. O excesso de selênio também pode ser prejudicial, por isso não comam mais do que 6 castanhas-do-brasil por dia, uma vez que cada uma contém 2500 unidades de selênio! 

* As mangas são muito boas no combate ao herpes simples, os compostos existentes na manga impedem a multiplicação do vírus que acaba por morrer. 

* A salsa fresca contém uma grande quantidade de glutatião, que inibe muitos dos agentes causadores do cancro e neutraliza as gorduras que se acumulam nas artérias. 

* As leguminosas são ricas no inibidor da protéase que consegue alcançar o cólon onde começa a lutar contra as células com propensão para o cancro. 

* O gengibre é um forte antioxidante e bom para os enjoos de mar. Pode ser ingerido como condimento ou chá.

Eu tento sempre comer estes alimentos regularmente e vocês? 

Beijinhos
Vanessa
35 36 37 38